
Programa SAVE (Sol, Água, Vida e Energia)
ECOnomizar também é coisa de Criança
SOBRE
Universidade Federal da Integração Latino Americana
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, instituição de ensino superior, inscrita no CNPJ: 11.806.275/001-36, sediada na Avenida Tancredo Neves, 6731 – Bloco 4, Foz do Iguaçu – Paraná/Brasil - CEP: 85867-970.
A UNILA difere-se das demais Universidades por vivenciar o grande desafio da educação compartilhada e solidária entre os povos da região da América Latina contribuindo para a integração latinoamericana, reconhecendo a diversidade das identidades nacionais e os elementos que cimentam nossas raízes e nosso destino comum enquanto continente diante do mundo globalizado.
Atualmente, a UNILA integra o Parque Tecnológico de Itaipu – PTI que foi criado em 2003 pela Itaipu Binacional que é a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, o PTI se consolida como um polo científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai. Sendo este instalado nos antigos alojamentos dos operários que construíram a Usina de Itaipu, o Parque conta com uma área de 116 hectares, que será ampliada em mais 40 hectares, onde estão em atividade cerca de 2 mil pessoas, entre funcionários, estagiários, parceiros, empresários, pesquisadores, professores e acadêmicos.
O Parque destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos contribuindo para o desenvolvimento regional e também atua no processo de modernização da Usina de Itaipu. Com isso o PTI se diferencia por trabalhar com educação nos níveis: graduação, pós-graduação, capacitação tecnológica e alfabetização, áreas que são vitais para o desenvolvimento social operando sob três pilares: Educação Corporativa, Pesquisa & Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento se consagrando como um polo produtor de conhecimento científico e tecnológico no Brasil e no Paraguai.
Estação Ciência da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu – FPTI
A Estação Ciências é um espaço criado com o objetivo de popularizar, disseminar e desenvolver a educação científica, a consciência ambiental e a cidadania às crianças, jovens e professores dos ensinos fundamental e médio de Foz do Iguaçu, da região Oeste do Paraná e da região da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai). Para isso, desenvolve as seguintes ações:
* Atendimento in loco: Recebe principalmente estudantes do ensino fundamental, até o 5º ano. No espaço, os estudantes realizam atividades sobre conhecimentos das diversas áreas das ciências, de acordo com o currículo escolar. As atividades são escolhidas pelos professores para complementar o trabalho da sala de aula.
* Programa de Educação Científica para o Ensino Fundamental: Realiza a formação de professores para aprimorar o método de ensino, promovendo atividades para exercitar o olhar científico, crítico e analítico nos estudantes e professores participantes. Em 2013, as atividades foram relacionadas ao currículo do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental. O Programa envolve professores de diferentes disciplinas de duas escolas em Foz do Iguaçu: Escola Estadual Paulo Freire e Escola Estadual Carmelita. Eles participam de encontros quinzenais em que são realizadas atividades práticas de ensino das ciências, baseadas no método científico investigativo, dentro da Estação Ciências, do Polo Astronômico, do Ecomuseu e do Refúgio Biológico Bela Vista.
*Do Micro ao Macro – pelo olhar de George Gamow: Curso para formação de professores do ensino médio da rede pública, em parceria com a Unila e com o Núcleo Regional da Educação de Foz do Iguaçu. Trinta professores realizam encontros mensais para aprender e debater sobre práticas de laboratório aplicáveis ao ambiente escolar. Os participantes ministram aulas de biologia, física e química.
*Laboratório de Matemática: Em parceria com o curso de Matemática da Unioeste, são desenvolvidas atividades lúdicas para o ensino dessa ciência que, posteriormente, são aplicadas na Estação Ciências. Também é realizada a formação de professores e dos monitores da Estação.
*Laboratório Vivo de Ciências Naturais e Cuidados com o Meio Ambiente: Em parceria com a Uniamérica, são criadas atividades lúdicas e interativas para o ensino das ciências naturais relacionadas ao currículo do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O projeto foi criado com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino de ciências naturais nas escolas municipais de Foz do Iguaçu.
*Cidadania e Humanização: Desenvolvendo Crianças de Valor: O projeto, desenvolvido em parceria com a Uniamérica, promove atividades ludopedagógicas relacionadas às ciências e cidadania para as crianças atendidas pelo Núcleo Criança de Valor, dando suporte ao processo de aprendizagem no contraturno escolar. Devido aos bons resultados no desenvolvimento socioeducacional das crianças, pretende-se, em 2014, propagar o trabalho na região de Foz do Iguaçu e nos municípios lindeiros.
A Estação Ciências com o somatório das ações desenvolvidas obteve os seguintes resultados:
*12.978 estudantes e educadores atendidos;
*85 instituições de ensino;
*60 professores capacitados;
*15 bolsas de extensão.
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu - PMFI
Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – PMFI por meio do Departamento de Educação Especial e Departamento de Ensino Fundamental da Educação de Foz do Iguaçu- PR por meio de seus colaboradores irá integrar a equipe do Projeto SAVE por entender que a presente proposta se enquadra e contribuirá com o Programa Construindo a Cidadania da Secretaria Municipal da Educação (http://smedfoz.blogspot.com.br/), com a finalidade de contribuir para a erradicação da evasão escolar e superação das dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem, assegurando a formação integral dos estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino.
Educação Especial em Foz do Iguaçu/Pr: A rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu atende hoje 143 alunos que são portadores de algum tipo de deficiência incluídos nas salas regulares. São crianças que tem deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla, que frequentam turmas do primeiro ao quinto ano, matriculados em 27 das 51 escolas municipais. E aproveitando que está sendo comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, o Departamento de Educação Especial, da Secretaria da Educação em parceria com as escolas especiais, vai promover nesta sexta-feira (23), a I Formação Continuada para Professores do Ensino Regular da Rede Municipal de Ensino.


