
Programa SAVE (Sol, Água, Vida e Energia)
ECOnomizar também é coisa de Criança
Jiam Pires Frigo
O“PROGRAMA SAVE (Sol, Água, Vida e Energia) pois ECOnomizar também é coisa de Criança” consiste em ações temáticas integradoras que visam a produção e desenvolvimento de um conjunto de materiais e experimentos didáticos (baixo custo) para ensinar de forma lúdica, interativa e intuitiva a importância dos agentes para promover a sustentabilidade.
O objetivo é apresentar e discutir as características de um programa de pesquisa, ensino e extensão universitária que prioriza o desenvolvimento de um parque de diversão que gera energia limpa (Green Park) para ensinar de forma lúdica, interativa e intuitiva a importância dos agentes para promover a sustentabilidade e consequentemente a construção de materiais didáticos com vista a subsidiar o ensino na Educação Básica em laboratório dos conteúdos de ciências e engenharias aplicados.
O programa ainda propõem produção de recursos didáticos para prática de projetos interdisciplinares a fim de possibilitar a nossa reflexão sobre a importância de projetos dessa natureza nos processos de formação inicial de professores e aos alunos do ensino fundamental, bem como, obter dados seguros para promover melhorias na metodologia aplicada visando uma futura expansão.
EQUIPE
SOBRE



Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santiago/RS (2009) , Mestre em Eng. Agrícola (área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2012), Doutorado em Eng. Agrícola (UNIOESTE-Cascavel/PR). Professor do Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura - ECI no Instituto Latino Americano de Tecnologia, Território e Infraestrutura - ILATTI UNILA - Foz do Iguaçú - PR. Atua na área de Engenharia, com ênfase em Hidráulica, Engenharia de Água e Solo, nas sub-áreas de Reuso de Água na Agricultura, Irrigação e Drenagem.
É graduanda em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA). Atualmente é bolsista voluntária de iniciação cientifica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Kelly Borne
É graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Anderson Jose Bergmann

É graduanda em Engenharia de Materiais pela Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente é pesquisadora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Jeniffer Ayana de Souza Pires


Alef Kevin de Oliveira Pontes
É graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Patrick Garcia Goulart
É graduando em Engenharia Civil da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea, reatores químicos, etanol, reforma a vapor, hidrogênio, metais nobres e reações paralelas. Atualmente é professor adjunto, nivel II da Universidade Federal da Integração Latino Americana, no curso de graduação em Engenharia Química e Engenharia de Energias Renováveis e coordenadora do curso de Engenharia Química.
Andreia Cristina Furtado

Possui Graduação em Engenharia Elétrica (2006) com Especialização em Gestão Empresarial (2007) pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA com Mestrado em Engenharia Elétrica (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014) . Atualmente é Professor do Curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA e atua como Consultor ad hoc da FAPESC e de Periódicos. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energias atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão de Energia, Qualidade da Energia Elétrica, Sistemas Elétricos de Potência, Captação de Energias Residuais e Eficiência Energética.
Oswaldo Hideo Ando Junior


Fabiano Pavoni Nogueira
Graduado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), com ênfase em Planejamento Público e Territorial, é especialista em Gestão Estratégica de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou com diagnóstico e planos de desenvolvimento da atividade turística no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principalmente em áreas atingidas pela construção de Usinas Hidrelétricas. Também atuou na coordenação de projetos de sensibilização e formação de jovens e adultos para atuarem em serviços vinculados ao turismo por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Desde 2008 atua no desenvolvimento social por meio da educação, principalmente das ciências. É coordenador do centro de ciências - Estação Ciências do Parque Tecnológico Itaipu, na Fundação Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu - Brasil. Também, coordenador da FICIENCIAS - Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, destinada a estudantes do ensino fundamental é médio, com abragência no Estado Paraná - BR, Alto Paraná - PY e Missiones - AR.